Se você fosse um governante, em qual área aplicaria escassos recursos disponíveis?


Três reportagens e artigos publicados nos últimos meses na imprensa suscitam uma pergunta: se você fosse um governante, em qual política pública empregaria recursos disponíveis?

O valor é hipotético: R$ 50 milhões à disposição no caixa. Esse dinheiro pode ser suficiente para construir uma obra ou suficiente para resolver um problema somente parcialmente, atenuá-lo ou manter uma política pública por um ano.

(       ) Programa parcial para custear o trabalho de assistentes sociais com a obrigação de visitar famílias pobres para ampliar o potencial de aprendizagem de crianças pobres já desde os primeiros meses de vida delas, como mostra essa reportagem da revista Exame.

(       ) Programa parcial para diminuir a incidência de diarreia em famílias em situação de extrema pobreza e pouca infraestrutura de saneamento básico, como explica Drauzio Varella em artigos publicados no jornal Folha de S. Paulo em 2010 e em 2013.

(       ) Ação emergencial para amenizar a grave crise financeira da Universidade de São Paulo (USP), que, em 2013, comprometeu 105% do orçamento disponível com pagamento de salários de funcionários e professores, conforme mostra reportagem da Folha de S. Paulo,  trabalhadores estes que permaneceram em greve por mais de cem dias porque a universidade informou que não havia recursos para aumento salarial em 2014.

(       ) Projeto, com começo, meio e fim, para construir ciclovias na avenida Paulista e em outras avenidas, garantindo o direito de pessoas que querem utilizar bicicletas para deslocamentos diários pela cidade de São Paulo, conforme mostra reportagem na Folha de S. Paulo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s