Qual foi o resultado de programa piloto lançado há cinco anos para melhorar qualidade na escola?


Em janeiro de 2009, o jornal O Estado de S. Paulo publicou reportagem relatando a decisão do governo paulista de copiar uma iniciativa da prefeitura de Nova Iorque na área de educação e estudada pelo Instituto Fernand Braudel para melhorar a aprendizagem nos piores colégios públicos do estado.

Lá, o prefeito de Nova Iorque, Michael Bloomberg, instituiu em 2001 um programa específico para as escolas mais problemáticas, que acumulavam uma lista de problemas como salas superlotadas, muitos estudantes acima da idade adequada para a série, currículos defasados, repetência e evasão elevadas e baixos índices de conclusão de curso. Eram também locais de brigas de gangues rotineiramente.

A ideia, segundo relatou o jornal, era que as escolas com piores indicadores recebessem “apoio técnico para criar mecanismos de gestão e supervisão do trabalho pedagógico e reforçar o compromisso de diretores, professores e pais com o desempenho dos alunos”. Além disso, especialistas em língua portuguesa e matemática ofereceriam orientação aos professores nas aulas. Frequência e rotatividade de docentes e alunos seriam monitoradas e casos de violência
seriam rapidamente encaminhado às autoridades.

Iniciativa fernand Braudel

Comparar resultados – Durante os meses de propaganda eleitoral, seria interessante voltar ao tema, verificar o que aconteceu, identificar quais escolas foram selecionadas e comparar os resultados anteriores e posteriores à instituição da iniciativa.

Um dos principais desafios da imprensa é oferecer aos leitores e telespectadores informações que demonstrem o resultado de iniciativas que os jornalistas acabam sendo porta-vozes ao reportarem os fatos no exercício diário da função.

É comum as pessoas, ao folhearem uma edição antiga de jornal ou revista, se questionarem sobre o resultado de um processo judicial ou do lançamento de um programa de grande repercussão no passado, mas que nunca mais leram uma linha depois de vários anos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s