Dica para tratar com dados e elaborar infografias


O infográfico abaixo é um dos primeiros que estou fazendo para o curso ministrado pelo Alberto CairoAlberto Cairo, na modalidade Massive Open Online Course (MOOC) pela Knight Center for Journalism in the Americas.

Em uma das tarefas, o objetivo é desenhar novamente um infográfico original considerado ruim pelo professor (um mapa mostrando o perfil de consumo em alguns países).

Alberto Cairo w3 2

O infográfico original (acima), considerado pouco eficiente pelo professor, traz um mapa com diversas etiquetas de compras trazendo informações específicas de cada país. Apesar de bonito e agradável, dificulta a tarefa do leitor, pois requer dele muito esforço para memorizar e, então, consequentemente, comparar os números apresentados.

A minha sugestão (abaixo) foi mostra três gráficos em barras empilhadas – e algumas observações complementares. As barras ou as colunas tornam mais fácil a vida do leitor para comparar os dados, eliminando a necessidade de memorizá-los antes.

A ideia foi contextualizar as estatísticas presentes do infográfico original. As cores mais escuras nas barras levam o leitor para ler os pequenos quadros abaixo, com uma foto e uma informação referente ao país destacado.

Alberto Cairo w3

Listo ainda três outros exemplos (abaixo), de dois outros alunos, que buscaram facilitar a vida do leitor no momento de comparar. Outra dica do professor, que foi utilizada em todos os infográficos, aborda a utilização de cores.

A melhor opção é utilizar cores em tons mais claros e que não agridam muito a imagem apresentada. Esse princípio ajuda, inclusive, nos casos em que o infográfico precisa ressaltar alguma estatística. Com cores mais neutras e claras, basta realçar o dado desejado com uma tonalidade mais escura da cor.

Anúncios

Uma resposta para “Dica para tratar com dados e elaborar infografias

  1. Pingback: Info-Links da Semana [36] | Visual Loop Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s