Jornalistas podem ser fontes para boas matérias


O Globoesporte.com, portal de notícias esportivas, produziu uma boa reportagem sobre jogadores brasileiros de futebol que já foram especulados por muitos clubes mas que não tiveram negociações viabilizadas – ou foram esquecidos.

A partir de uma lista com nomes de atletas, o portal produziu uma ficha com informações simples (idade, clube, dificuldade de uma possível negociação) e pediu que jornalistas que acompanham os clubes fizessem uma breve avaliação do desempenho atual dos jogadores em questão.

Como todos os atletas da lista jogam em clubes estrangeiros, jornalistas de diversos países, que acompanham os clubes nos quais os atletas jogam, colaboraram com o jornalista do Globoesporte.com. O resultado é muito bom.

Outros assuntos poderiam ser alvo de uma pauta semelhante. Por exemplo: preços e características de produtos e serviços envolvendo jogos de futebol, principalmente em um período do ano que vários campeonatos regionais são iniciados. Jornalistas que cobrem os clubes locais, em cada cidade, poderiam dar opinião ou informações.

Outro exemplo: qualidade dos rios nas principais cidades brasileiras e internacionais. Jornalistas especializados em meio ambiente, residentes várias localidades, poderiam avaliar rapidamente se autoridades e cidadãos se mobilizam para adotar ações para despoluir rios e córregos.

Mais uma sugestão: comida de rua. A capital paulista passou a contar, recentemente, com uma lei municipal que estabelece regras para o comércio de comidas de rua. No Rio de Janeiro, há lei regulando a oferta de comida de rua nas praias. Jornalistas em diversas localidades poderiam avaliar como funciona o comércio de comida nas ruas, se há lei ou não e quais os tipos de comida (ou os mais populares) que são oferecidos ao público.

Por fim, condições do trânsito. Quais são as condições das ruas e avenidas? Há muitos buracos? Os semáforos funcionam adequadamente, sem desligamentos excessivos? Há desrespeito exagerado às regras de trânsito?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s