Banco de dados reúne infografias interativas dos jornais The Guardian e The New York Times


NY Times - Oscar contenders

Um banco de dados disponível na internet reúne bastante do que há de melhor no campo da infografia interativa do jornalismo mundial. Até o momento, quase 400 trabalhos elaborados pelas equipes do inglês The Guardian e o norte-americano The New York Times.

Cada qual é uma aula a parte, alguns pela simplicidade, outros pela genialidade da pauta, muitos pela complexidade da programação. Vale mergulhar e analisar todos, sem pressa.

No começo deste ano, por exemplo, o Times publicou reportagem mostrando as conexões existentes entre os profissionais e trabalhos indicados ao Oscar. Nenhum texto conseguiria ser tão didático quanto a infografia elaborada.

O The Guardian, em trabalho magistral, voltou a utilizar o modelo ‘Guitar Hero’ para indicar diferentes tipos de acontecimentos ao longo de um período mais longo em vários países – tudo ao mesmo tempo.

Desta vez, o tema foi a crise econômica nos países europeus após a bancarrota financeira de 2009.  Já havia utilizado o mesmo recurso, genial, para contar a história moderna da música (em 2011) e a evolução dos acontecimentos após as revoltas populares no Oriente Médio (em 2012).

Se há um pecado, é que a maioria dessas infografias interativas, em algum momento, deixam de ser atualizadas pela equipe de jornalistas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s