Contra delinquentes infiltrados nas multidões, só tecnologia e lei para evitá-los e prendê-los


Scanner facial

O jornal The New York Times publicou reportagem relatando avanços no desenvolvimento de tecnologia para vigilância de multidões. O desafio é conseguir rastrear em tempo real o rosto de milhares de pessoas por minuto e comparar com bancos de dados de imagens para detectar quem não deveria estar onde está ou quem é procurado pela Justiça.

A tecnologia, no atual estádio, já permite rastrear o rosto das pessoas a partir de fotografias, que são imagens estáticas, e comparar com banco de dados de imagens. No entanto, quando as imagens estão em movimento, as câmeras ainda não conseguem ser completamente eficazes, mesmo com o avanço da tecnologia de rastreamento em movimento e da velocidade de processamento de dados.

Em vários filmes de ficção científica, as pessoas andam pelas ruas e os rostos delas aparecem em monitores ou em televisores expostos nas vitrines de lojas de eletrônicos. A ideia dos especialistas é conseguir desenvolver dispositivos e sistemas que façam os mesmos.

O uso é bastante variado na fiscalização de multidões, desde entrada em estádios de futebol ou grandes eventos esportivos até o vaivém em aeroportos e grandes centros urbanos ou comerciais.

No caso do futebol, alguns países já conseguiram evitar que delinquentes se misturem entre as multidões e pratiquem crimes ou vandalismo. Pessoas envolvidas em badernas são listadas em um banco de dados e precisam se apresentar em delegacias horas antes dos jogos. Só são liberadas para irem para casa horas após o término das partidas.

No futebol, não basta cancelar o registro de torcidas organizadas. Elas voltam a funcionar, com nomes legais um pouco diferentes. Não adianta impedir os integrantes delas de comparecerem aos estádios. Eles entram, sem a camisa da torcida uniformizada. Lei e tecnologia, combinadas, são armas eficazes para combater vandalismo e delinquência.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s