Um mapa de bairro pode ser o pontapé para um projeto que junta História, Jornalismo e muito mais


San Francisco place names

Um projeto muito interessante, produzido por Noah Veltman, desenvolvedor de projetos na internet, aproveitou a interatividade da internet para oferecer Jornalismo e História com um dos ingredientes mais eficientes para chamar a atenção do público: a proximidade.

Quanto mais próxima a notícia for da realidade do leitor, mais o leitor dará atenção a ela. Com um mapa da cidade norte-americana de São Francisco, Califórnia, o autor explica quem foi ou o que fez cada pessoa que dá nome às ruas e avenidas.

Ao clicar no nome da rua, abre-se uma janela com um breve resumo do currículo do personagem, que, por vez, dá acesso a uma página na Wikipédia, com mais explicações.

O projeto, denominado History of Sao Francisco  Place Names, poderia ser bastante explorado em escolas de ensino fundamental e médio, principalmente em aulas de laboratórios extra-curricular, com objetivo de ensinar noções de informática, programação, internet, Jornalismo, História e pesquisa.

Os personagens que dão nome às ruas de cada bairro, ao exemplo do projeto são franciscano, poderiam também ganhar páginas na Wikipédia.

Poderia, inclusive, ser construído em processo colaborativo, onde as pessoas de cara bairro ao redor da escola pudessem corrigir ou acrescentar informações, preferencialmente sob a supervisão de um especialista ou professor.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s