Tabelas, mais que complexos infográficos, podem ser a melhor forma de organizar a vida do leitor


Os infográficos, sobretudo os interativos, que permitem que o leitor analise a informação da forma que ele considerar mais interessante, estão na moda. No entanto, nem sempre são a melhor solução para organizar a informação para o leitor.

Esse exemplo da BBC deixa claro que as tabelas, mesmo que sejam pouco atrativas e sem beleza, ainda são muito eficientes para organizar as informações e facilitar a compreensão por parte da audiência. Traz dados entre 2009 e 2011, incluindo estatísticas confirmadas e previstas, bem como medidas implementadas.

BBC table

Elaborada em junho de 2010, no auge das instabilidades econômicas causadas pelo crescimento da dívida pública dos países europeus, essa tabela lista facilmente para o leitor os tipos de informação que ele precisa saber para compreender as causas e a intensidade da crise deflagrada pelo crescimento do endividamento público na Europa.

A tabela não traz informações dos Estados Unidos, que apesar de estar fora da Europa, também está bastante endividado.

O pecado da desatualização – O pecado é a falta de atualização da tabela, algo bastante comum atualmente nas diversas soluções informativas online hospedadas na internet. É previsível que, em algum momento, a notícia perde fôlego e a tabela ou infográfico deve deixar de ser atualizado. Em outros casos, a atualização deveria continuar a ser feita por algum tempo prolongado.

O caso da linha do tempo criada pelo The Guardian para organizar as informações decorrentes da chamada Primavera Árabe, quando um conjunto de manifestações eclodiu em países do norte da África e do mundo árabe em geral, é clássico. Brilhante, foi atualizado pela última vez em janeiro de 2012.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s