Infografia: Simplicidade vale mais que mil recursos


Uma boa infografia transmite rapidamente a mensagem, ajudando o leitor a fazer comparações por meio de figuras geométricas, tamanhos ou cores diferentes, entre outros recursos. Às vezes, não é preciso pensar demais.

The biggest IPOs in History

O infográfico acima usa bolhas com tamanhos diferentes para ajudar o leitor a perceber quais foram os maiores IPOs da história. IPO significa “oferta pública inicial” de ações (do inglês, “inicial public offering”), quando uma empresa vende, pela primeira vez, ações em uma bolsa de valores.

As cores foram utilizadas para diferenciar as empresas, função que os próprios logotipos de cada companhia, dentro das bolhas, já cumprem com eficiência. Resultado: as cores confundem e poluem – e são desnecessárias.

shuttle

Na no segundo infográfico, sobre a última missão de um ônibus espacial norte-americano, em 2011, as cores foram necessárias para ajudar o leitor a perceber facilmente quais foram as naves que foram utilizadas em missões espaciais ao longo dos anos.

O autor escolheu cores com tonalidades parecidas (amarelo e laranja, por exemplo), provavelmente para não poluir a página, mesmo que o uso de cores diferentes (azul e vermelho, por exemplo) pudesse facilitar ainda mais a vida do leitor.

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