Jornal aposta nas fotos-legendas. Mas poderia dar mais espaço a elas


O jornal O Estado de S. Paulo passou a publicar mais fotos-legendas – aquelas imagens com legendas mais longas, mais explicativas. É uma forma de contar as histórias de maneiras diferentes, mais visuais, menos textuais. Facilita a captura da informação principal por parte do leitor.OESP enchentes

O recurso tem sido usado com mais frequência, o que é bem-vindo. O diário poderia ousar um pouco mais e publicar uma página inteira com fotos-legendas, em diversos tamanhos. Poderia contar uma história completa ou várias delas utilizando somente fotografias com as respectivas legendas, ampliadas, mais extensas. Ou poderia aumentar o espaço para as imagens, publicando a mesma quantidade de fotos-legendas em, no mínimo, meia página.

OESP foto-legenda 1

No dia 11 de novembro, domingo, o jornal publicou fotos-legendas para retratar a alteração na rotina das pessoas em bairros periféricos da cidade de São Paulo por causa do crescimento dos homicídios e da violência em 2012. As quatro OESP foto-legenda 2imagens ocuparam cerca de 20% de uma página. Naquele dia, o Estadão foi entregue para os leitores com 11 cadernos e um total de 186 páginas. Por que não utilizar uma única página, inteira, com fotos-legendas sobre o assunto? Por que não retratar a reportagem inteira dessa forma?

Dois dias depois, o mesmo recurso foi utilizado, como vem sendo em várias matérias, dessa vez para mostrar os estragos causados pela forte chuva que caiu na capital paulista na véspera. De novo, quatro imagens dividiram espaço equivalente a 20% da página. O jornal, naquele dia, foi impresso com sete cadernos e 80 páginas.

Para saber mais:

Veja outras reportagens e exemplos já analisados sobre o uso de fotos-legendas no jornalismo impresso.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s