Só a National Geographic lembrou de contar essa história, que já dura séculos, mas está perto do fim


A National Geographic Brasil publicou uma excelente reportagem sobre os últimos 20 saveiros que ainda restam no litoral da Bahia. A matéria ficou ainda melhor porque foi editada aproveitando bastante de boas fotos-legendas (fotografias que são acompanhadas de legendas maiores, mais explicativas do que as usuais, bastante curtas e resumidas), como é costume da publicação.

Saveiros 2Saveiros 3Saveiros 4Saveiros 1Saveiros 6Saveiros 5

Os saveiros são barcos à vela que durante séculos fizeram – e os 20 remanescentes ainda fazem – o transporte de cargas entre a costa e os grandes navios cargueiros, desde as caravelas até os à vapor. Surgiram na Bahia, funcionaram principalmente durante o período que Salvador foi capital do império português no Brasil e foram, ao longo de décadas, imortalizados nos livros escritos por Jorge Amado.

A história foi descoberta pela National Geographic Brasil, mas pode servir de ponto de partida para todas as outras mídias, principalmente os jornais impressos (que, caso decidam abordar a pauta, deveriam usar largamente o recurso das fotos-legendas) e os programas televisivos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s