O placar do Mensalão: quem condenou quem por qual crime de uma forma bem fácil de entender


O julgamento da Ação Penal 470 – conhecida como o Caso Mensalão – apresentou desafios para a imprensa. Deslocar jornalistas em quantidade suficiente para acompanhar os debates, as acusações e as defesas no Supremo Tribunal Federal, treinar os profissionais com os termos e trâmites de um julgamento como esse, buscar especialistas, simplificar e explicar didaticamente e contextualizar informações de forma resumida, entre outros.

Quando a leitura de votos dos ministros começou, para cada um dos acusados, para cada tipo de crime apregoado a cada réu, outro desafio surgiu: como mostrar ao leitor um placar que reunisse tantas informações ao mesmo tempo sem transformá-lo em um painel com centenas de dados confusos e desorganizados?

Afinal, há 11 ministros, 40 réus, sete crimes diferentes. Como há réus com dois ou mais crimes, há um total de 102 julgamentos – e cada ministro precisa dar um voto para cada um desses julgamentos, perfazendo um total de 1.122 votos (considerando que todos os ministros apresentarão votos para todos os crimes denunciados).

Mensalão Valor Econômico

O portal R7 e o jornal Valor Econômico encontrarão as melhores soluções visuais para mostrar de forma rápida, resumida e abrangente o placar do julgamento, considerando os votos de todos os ministros para todos os crimes denunciados.

mensalao

O que um traz na coluna, outro traz nas linhas, mas o resultado é o mesmo. A tendência é que, conforme todos os crimes denunciados sejam julgados, falte espaço horizontal ao infográfico do R7, já que a solução preferida foi escrever o nome dos ministros um embaixo do outro. O placar terá de crescer para a direita.

Já a solução do Valor Econômico permite que o placar cresça para baixo, já que o nome dos ministros foi escrito um ao lado do outro, no topo da tabela. Há a possibilidade, inclusive, de o placar final do julgamento inteiro caber numa única página de jornal, o que pode servir de instrumento de trabalho para jornalistas e outros profissionais.

O placar do R7, no entanto, conseguiu juntar numa mesma coluna a decisão dos ministros, independentemente se eles votarem pela absolvição ou pela condenação. Já o placar o Valor Econômico criou duas colunas, em cores diferentes, para mostrar a diferença do voto ao leitor.

TelaReus

Vale ainda uma menção ao infográfico criado pelo portal G1 para mostrar qual réu é acusado de qual crime, de forma muito simples, didática e eficiente. O mesmo objetivo foi cumprido com maestria pelo jornal O Globo, em uma infografia interativa, com fotos dos acusados.

Veja mais:

A imprensa produziu diversos infográficos, muitos deles interativos, sobre o caso Mensalão. O VisualLoop, um portal que reúne infografias e visualizações, reuniu um conjunto delas.

Anúncios

Uma resposta para “O placar do Mensalão: quem condenou quem por qual crime de uma forma bem fácil de entender

  1. Olá, José, apenas para agradecer a simpática menção ao Visual Loop Brasil, que bom que gostou!

    Abraço, e continuação de um ótimo trabalho!

    @TSSVeloso | @visualoop | @visualoopBR

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s