Londres 2012: como a Foreign Policy superou o desafio de produzir reportagens inovadoras


Os grandes eventos – econômicos, políticos, esportivos ou culturais são um desafio para a mídia. Os jornalistas precisam apresentar ao público reportagens com abordagens inovadoras, exclusivas e surpreendentes. Nessa busca, muitas tentativas resultam em matérias bobas, fúteis ou apenas um pouco engraçadas.

cover_jul26_geolympicsA revista norte-americana Foreign Policy, quinzenal, conseguiu pensar uma boa reportagem – e cumpriu-a muito bem. Eles reuniram alguns casos que marcaram politicamente a realização dos Jogos Olímpicos, alguns deles bastante conhecidos – como o ataque terrorista perpetrado pelo Setembro Negro em Munique, Alemanha, em 1972, que resultou na morte de 11 atletas israelenses e cinco terroristas.

O interessante é que as desavenças geopolíticas entre as grandes potências mundiais ao longo da história refletiram em muitos Jogos Olímpicos. Os casos são bem narrados pela revista Foreign Policy.

Vale a pena a leitura. A revista é conhecida por analisar com bastante abrangência e competência as relações externas e as intrigas mundiais de poder entre as nações. A reportagem está em inglês.

A concepção e a estrutura da pauta são relativamente simples. Isso não faz da reportagem algo fácil de ser feito. O jornalista buscou adaptar o tema ao perfil da publicação. Depois, pesquisou, em todos os eventos olímpicos, exemplos nos quais as nações trouxeram para dentro de campo os conflitos políticos ou geográficos que viviam fora dele. Vários exemplos que têm o mesmo conceito ou os mesmos princípios por trás dão unidade à matéria. Depois, bastou descrever os episódios. É isso.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s