Em cinco anos, 50 mil pessoas assassinadas pelos cartéis de drogas no México


Um infográfico bastante impactante mostra que, entre 2007 e 2010, ocorreram quase 35 mil assassinatos no México relacionados à chamada guerra das drogas. Foram 34.550 casos, principalmente nas cidades de Juárez e Tijuana, na fronteira com os Estados Unidos. Os dados sobre violência relativos a 2011 ainda não foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística e Geografia mexicano, o Inegi.

Tudo indica que os dados são ainda mais assustadores, se considerarmos que a curva é crescente. Em 2010, 15,2 mil pessoas foram assassinadas pelos cartéis mexicanos das drogas, contra 2,8 mil em 2007.

Nos primeiros nove meses de 2011, segundo o The New York Times, 12.903 pessoas foram assassinadas na violência relacionada às drogas, um crescimento de 11%, segundo as autoridades mexicanas. O número subiu, então, para 47.515 casos. Seguindo os registros nos anos recentes e a tendência verificada desde 2007, os últimos três meses de 2011 devem ter contribuído seguramente para atingir 50 mil assassinatos relacionados ao combate contra as drogas no México.

Drug war interactive infographics

Além dos dados alarmantes, os homicídios com envolvimento dos cartéis respondem por uma parcela cada vez maior dentro do total de mortes ocorridas naquele país. Em 2007, esses assassinatos representavam 32% do total, contra 48% em 2008 e em 2009 e 50% em 2010.

O mapa interativo acima é de Diego Valle-Jones, especialista em análise de dados, codificação e visualização, todos voltados para o tema da criminalidade relacionada ao combate às drogas no México.

O The Guardian também analisou os dados e, da mesma forma que Diego Valle-Jones, demonstrou em um infográfico interativo suportado pelas ferramentas do Google – e também disponibilizou os dados. O jornal inglês conta 34.612 assassinatos relacionados à guerra contra as drogas entre 2007 e 2010.

Para saber mais:

Em setembro de 2011, o The New York Times elaborou um infográfico interativo duplo mostrando quais as áreas de influência e de disputa entre os cartéis de drogas no México e as cidades norte-americanas que as organizações usam par distribuir drogas pelos Estados Unidos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s