Os pauteiros podem ajudar a salvar os jornais impressos?


Dias atrás, o Café Expresso elogiou a pauta e a reportagem sobre o aniversário de dez anos do caso, ainda inconcluso, do assassinato do ex-prefeito de Santo André, Celso Daniel. Depois daquela reportagem, a imprensa começou a dar mais atenção para a cobertura do tema, ainda mais porque o julgamento de cinco acusados está marcado para 10 de maio, com júri popular. O programa Roda Viva, da TV Cultura, entrevistou o irmão do ex-prefeito.

Lei Rouanet Reportagens como essas são importante para manter a sociedade informada sobre os desdobramentos de importantes casos, sejam eles econômicos, políticos ou policiais. Servem, também, para fazer um exame detalhado e apresentar as principais conclusões para os leitores ou telespectadores.

Outra matéria segue esse mesmo princípio. A Folha de S. Paulo aproveitou o aniversário de 20 anos da Lei Rouanet para oferecer aos leitores os impactos e as transformações causadas no cenário cultural pela legislação.

Boas razões – Aproveitar o momento em que algum caso completa cinco, dez, vinte ou mais anos para fazer uma reportagem é sempre bastante interessante para os leitores, que passam a ter condição de avaliar, de forma equilibrada, se as instituições públicas brasileiras estão funcionando a contento.

Em um momento em que os jornais impressos buscam um caminho diferente para manter a fidelidade dos leitores cada vez mais bombardeados pela velocidade e pela instantaneidade da divulgação de notícias, reportagens mais analíticas podem colaborar para manter os jornais como instrumentos essenciais, tanto para lazer como para os negócios.

Pautas como essas precisam ser planejadas com uma ou duas semanas de antecedência, de forma que muitos especialistas possam ser ouvidos e outras informações, às vezes estatísticas, precisam ser organizadas.

Os responsáveis pela pauta nos jornais precisam recorrer aos arquivos das redações, boa parte hoje já informatizados. Para aniversários de nascimento ou morte de pessoas importantes ou grandes acontecimentos mundiais, algumas ferramentas na internet ajudam no serviço, como as efemérides do Google.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s