Por que a mídia não abusa das fotos-legendas?


Nos últimos dias, UOL e National Geographic publicaram matérias utilizando de forma exemplar um recurso pouco explorado pela imprensa: as fotos-legendas. No jornalismo, inclusive na internet, ainda predomina o texto corrido, independente da extensão.

O UOL passou a narrar algumas reportagens apenas por meio de fotos-legendas, mesmo que ainda utilize o recurso como acessório ao texto na maioria das vezes. A National Geographic já faz isso há algum tempo – mais na internet, menos na revista impressa, também aplicando as fotos-legendas como elemento acessório ao texto corrido, que é quase sempre extenso, muito extenso.

Foto-legenda Na internet, é mais fácil para a imprensa utilizar esse recurso, principalmente por causa da sensação de o espaço ser ilimitado. Além disso, obriga o internauta a clicar mais vezes para ler a história toda, foto por foto, o que aumenta alguns indicadores de medição de audiência.

Nos jornais e revistas impressos, raramente há histórias narradas por fotografias, com um bom uso das legendas. Na quase totalidade dos casos, predomina o texto, mesmo que as imagens estejam bem explicadas. Acredito que algumas publicações poderiam experimentar melhor o uso das fotos-legendas e avaliar a resposta dos leitores.

Vale um alerta: algumas características diferenciam as fotos com legendas que geralmente são vistas nos jornais e revistas das chamadas fotos-legendas. No primeiro caso, a fotografia é um acessório da reportagem narrada por texto. No segundo caso, a fotografia é protagonista para narração da história, sendo auxiliada pelo texto, que explica a imagem. Nas fotos que acompanham a maioria das matérias na mídia, a legenda geralmente não ultrapassa duas linhas. Nas fotos-legendas, a legenda é mais longa.

Veja mais:

E se os jornais narrassem as histórias com páginas de fotos-legendas?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s