Infográfico mostra recrudescimento da pobreza nos Estados Unidos entre 2007 e 2010


A crise financeira internacional iniciada com a quebra do banco Lehman Brothers em setembro de 2008 continua a causar estragos em todo o planeta. Depois do problema centrado na dívida das empresas, das famílias e das pessoas nos países desenvolvidos, agora a turbulência está focada na dívida dos governos.

Vale lembrar que muitos dos governos com problemas de solvência hoje decidiram socorrer os entes privados endividados no início da crise a partir da emissão de títulos e moeda para captar dinheiro e emprestar aos enforcados. Agora, com dívidas explosivas e quase impagáveis, precisam economizar recursos e aumentar receitas, mas é difícil elevar receitas se a economia não cresce, pois o próprio poder público tem de cortar gastos e isso gera desaceleração na atividade econômica e menos arrecadação tributária.

Uma consequência dessa ciranda é o aumento do desemprego e da queda da renda das famílias. O The New York Times elaborou uma reportagem suportada pelos dados do órgão responsável pelo censo norte-americano evidenciando o recrudescimento da pobreza por todo o país.

Como há estatísticas à vontade, o jornal elaborou uma infografia bastante convencional, mas muito efetiva, usando tonalidades mais fortes ou mais fracas de algumas cores em um mapa dos EUA para mostrar em quais regiões a evolução da renda e da pobreza foi mais ou menos impetuosa.

A reportagem e a infografia poderiam sugerir para algumas redações uma matéria similar, comparando os mapas norte-americano e brasileiro. Os gráficos certamente mostrariam curvas inversas e os mapas tonalidades contrárias.

US poverty 2007 - 2011

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s