Um raro momento de bom jornalismo na cobertura esportiva


A matéria em questão foi publicada no portal Globoesporte.com e aborda a recuperação do jogador de futebol Luis Fabiano, atacante da seleção brasileira na última Copa do Mundo, que está em tratamento médico desde março.

Na mídia, há sempre uma questão discutida: quando será a primeira de reestréia nos gramados brasileiros. Essa resposta é sempre incerta e o leitor acaba lendo mais boatos do que informação séria.

O portal decidiu fazer uma reportagem que, no jargão jornalístico, é chamado de “passo a passo”. Mostra com detalhes cada etapa de determinado acontecimento. Inclusive, a matéria é interessante por oferecer procedimentos e caminhos para o leitor comum. Quem olhar todas as legendas terá um guia para entender porque determinados exercícios físicos são apropriados para determinadas situações. Vale um alerta: não faça nada sozinho em casa e sempre consulte médicos e fisioterapeutas.

A reportagem utiliza muitos recursos que deveriam ser sempre explorados pela mídia: fotos-legendas para explicar cada pequena etapa do fato e legendas que oferecem informações novas, diferentes e relevantes em cada imagem, descartando mensagens fúteis ou superficiais.

Foto-legenda Luis Fabiano A fonte da notícia é um especialista – e não um funcionário qualquer do clube. Muitas vezes, na ânsia de produzir “cliques” e audiência, a mídia ouve qualquer pessoa, que dá qualquer palpite, e o leitor recebe qualquer informação oriunda de uma fonte que preferiu não ter o nome revelado.

Enquanto diversos portais jornalísticos trazem textos informando que o retorno do jogador aos gramados será daqui poucos dias, o Globoesporte.com decidiu investigar e mostrar de forma detalhada, abrangente e profunda, quais as etapas vencidas pelo atleta, porque cada etapa foi importante ou necessária, como funcionam e quais os objetivos do uso de cada equipamentos ou método de fisioterapia.

A reportagem é uma verdadeira aula de jornalismo para a mídia esportiva. O Globoesporte.com poderia ainda ter debatido todo o conteúdo da matéria com especialistas de medicina e fisioterapia de fora do clube, para oferecer ao leitor uma segunda opinião. Mas, claro, diante de tudo o que foi apresentado, é um detalhe que pode ser descartado ou abordado numa matéria seguinte.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s