Um infográfico interessante mostra o vaivém das bolsas de valores ao longo da semana no mundo


Desde o dia 5 de agosto, a partir do rebaixamento da nota de crédito da economia americana, as bolsas de valores ao redor do mundo viveram dias de instabilidade intensa.

Bolsas de valores A BMF&Bovespa caiu mais de 8% em um dia, subiu mais de 4% no dia seguinte, recuperou as perdas ao longo da semana – um movimento que dá credibilidade àqueles que dizem que os corretores que agem na compra e venda de ações, na verdade, são como gnus no meio de uma manada. Se um antílope sair em disparada para uma direção, o restante vai atrás, mesmo sem saber o motivo.

Causas e consequências à parte, o jornal O Estado de S. Paulo criou um infográfico simples mas diferenciado, com poucos dados, que dá uma noção clara do que acontece nas bolsas de valores ao redor do mundo. Mostrou, de forma linear, acompanhando o sobe e desce do desempenho das bolsas hora a hora, acompanhando a abertura e o fechamento dos pregões. Bastante eficiente, não?

Bolsas de valores 2 Uma semana atrás, no primeiro dia da nova crise global, agora lastreada no endividamento excessivo das grandes potências econômicas, o jornal Folha de S.Paulo trouxe em um gráfico o resultado consolidado das bolsas de uma forma já bastante corriqueira de se ver nas páginas da imprensa. Passa a informação com correção, mas parace que ficou faltando algo.

No fim de semana, domingo, dia 14, o Estadão refez o gráfico, com dados de toda a semana, mostrando como subiram e desceram as bolsas de valores, hora a hora, de segunda até sexta-feira.

Bolsas de valores 3

Somente um detalhe: não consegui interpretar porque as linhas do gráfico do Estadão não começam, sempre, obrigatoriamente, no zero, já que o eixo vertical quer evidenciar a escilação percentual. Todas as bolsas abrem as operações com zero porcento de oscilação. Vou perguntar para alguns amigos. Quando descobrir, escrevo aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s