O tamanho – literalmente falando – da dívida dos EUA


FSP dívida EUA Dois infográficos mostram, literalmente, o tamanho da dívida dos Estados Unidos. Até dia 2 de agosto, o Congresso norte-americano debate com o presidente da República, Barak Obama, a ampliação do limite desta dívida.

Obama quer um limite maior de dívida para o país, de forma que não tenha que cortar uma grande soma de recursos do orçamento no médio e longo prazo, principalmente aquela destinada a programas sociais, a principal plataforma eleitoral dele.

Já o Congresso norte-americano quer que o presidente corte exatamente recursos para áreas sociais, minando o apelo eleitoral de Obama na próxima eleição, em 2012.

Uma consequência é certa: se o limite da dívida norte-americana não for elevada já, este ano, o país não terá recursos para pagar débitos que vencem nas próximas semanas. Por isso o presidente quer se endividar um pouco mais, pegar mais dinheiro no mercado financeiro internacional e pagar débitos que estão para vencer no curto prazo. É isto ou calote.

O jornal Folha de S.Paulo publicou uma boa infografia mostrando, em um gráfico de barras simples, a evolução dessa dívida, ao longo dos anos. Deixa claro como cresceu rapidamente o endividamento da maior potência econômica do planeta.

15 trillion dollars Mas melhor mesmo fez o webdesigner Oto Godfrey, que, graficamente, empilhou notas de cem dólares e mostrou claramente a quantidade física de dinheiro que é necessária para pagar a dívida dos Estados Unidos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s