O que é mais barato? Usar táxi ou ter um carro? Comprar ou alugar um apartamento?


As matérias que abordam o bolso do consumidor estão entre aquelas de maior audiência, sobretudo quando auxiliam a economizar ou consumir de forma mais eficiente. É o caso da matéria feita pelo jornal Folha de S.Paulo, em maio: “Até 15 km por dia, táxi é mais barato do que carro”.

Táxi ou carroO mais interessante é a ferramenta interativa para que o leitor possa inserir os próprios dados e ter uma noção sobre qual opção é melhor para o caso dele.

Com muito trabalho em programação, arte e matemática, e com a ajuda do professor Samy Dana, especialista em finanças pessoais da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o jornal pôde disponibilizar, no Folha.com, uma espécie de formulário para os usuários fazerem as próprias contas.

Dois fatores presentes nessa reportagem fazem dela um espetáculo de grande audiência: uma boa pauta com foco no indivíduo e na utilidade pública e uma infografia interativa forma visualmente fácil de compreender. Que outros exemplos como esse surjam na Folha e na concorrência.

Saiba mais:

O Café Expresso abordou recentemente uma reportagem no jornal norte-americano The New York Times com as mesmas características. O infográfico auxilia os leitores a perceberem qual a melhor opção: comprar ou alugar um apartamento, dependendo da necessidade e do perfil do imóvel. Veja aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s