Bom jornalismo, bons infográficos e boa iniciativa


Tim Devin considera-se um artista na cidade de Boston, no estado norte-americano de Massachusetts. Pode ser considerado, além disso, um bom jornalista. Ele criou uma forma inteligente de informar. Inovou, também, na plataforma. Nada de jornal impresso, internet ou qualquer outra mídia. Ele publica as notícias dele nos postes de rua.

Broadside crimeBasta ver o Broadsides (pequenos cartazes ou folhetos, neste caso, distribuídos nas ruas). Por ele, o autor divulga poemas e notícias e também realiza pesquisas de opinião.

Para divulgar notícias, ele cria infográficos com estatísticas de enorme interesse para a sociedade, edita-os de forma visualmente didática, e os cola em postes de energia. Essa vertente do projeto chama-se Mappy Facts.

Negócio? – O projeto Broadsides vale como experimento. Dificilmente oferecerá perspectiva de faturamento que o sustente financeiramente. É arte, provocação ou manifestação – ou todas as alternativas juntas.

Duas das notícias divulgadas por infográficos nos pequenos cartazes do Mappy Facts para a vizinhança abordaram a geografia do crime (quais localidades registram mais ocorrências) e a distância dos pontos de captação de água. São, sobetudo, poderosos instrumentos de conscientização. broadsides-survey-small-pho

Pesquisa de opinião – Agregado à “infografia para postes”, o autor projetou dez pequenos pedacinhos de papel, enfileirados lado a lado – metade escrito “sim”, metade escrito “não”.

São respostas possíveis para a pergunta: “Você sabia disso?” Quem quer participar da pesquisa, basta retirar um pedacinho conveniente. Ele ainda aproveita a idéia e o formato para espalhar perguntas diversas pela cidade, com ou sem gráficos agregados.

Iniciativas como essas poderiam ser divulgadas em escolas, públicas ou privadas, incentivando os alunos a fazerem o mesmo – ou projetos com o mesmo objetivo transformador.’

Anúncios

Uma resposta para “Bom jornalismo, bons infográficos e boa iniciativa

  1. Outro projeto bastante interessante pode ser acessado por aqui: http://www.flong.com/blog/2011/infoviz-graffiti-piechart/.

    O autor produziu um gráfico em forma de pizza com espaço para uma curta frase logo embaixo para grafitar nas ruas. Tanto a porcentagem do gráfico quanto a mensagem podem ser ajustados facilmente. O problema é a sujeira nas ruas e muros da cidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s