Os jornais brasileiros teriam coragem de fazer uma primeira página dessas?


The Huntsville TimesSeja lá qual for o assunto principal do dia, os jornais brasileiros teriam coragem de mudar o padrão de edição da primeira página para estourar uma bela foto, como fez o The Huntsville Times, no estado norte-americano do Alabama?

Esse não é o padrão do Huntsville. A primeira página é, usualmente, editado como todos os outros jornais: um título para a principal matéria, mais chamadas para diversas matérias, tudo ocupando equilibradamente a página inteira.

Editorialmente, tanto faz: ambos os modelos trazem diversas chamadas na capa. Mas essa parece muito mais atraente, não?

Recentemente, no dia 15 de maio, o jornal noticiou que uma temporada de tornados causou muitos estragos no estado  do Alabama. Em uma das edições do diário, a primeira página, novamente, decidiu Huntsville 15mai11chamar a atenção do leitor com uma foto impactante e uma arte incomum, com muita beleza.

Primeiro, a notícia, na primeira página, literalmente continua a imagem. O parágrafo foi editado de tal forma que a primeira linha segue a base do tornado.

Mas há um segundo fato, bastante interessante para os padrões brasileiros.

A escolha do superintendente de ensino na cidade de Huntsville ganhou o topo da primeira página daquela edição de domingo, indicando a importância da notícia para a comunidade local.

É possível imaginar, caro leitor, uma notícia similar, a respeito da escolha do secretário municipal de educação de qualquer cidade brasileira, na capa de algum jornal local?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s