NY Times mostra que interatividade também pode trazer utilidade


Há uma explosão de infográficos – estáticos ou interativos – nascendo nas empresas de mídia (muito mais nos Estados Unidos e na Inglaterra do que em qualquer canto do planeta).

Há muita beleza implícita na forma de apresentar os dados. Isso é bom. O público consegue, muitas vezes, perceber mais facilmente a informação oferecida ao vê-la – em vez de lê-la. Isso também é bom. A interatividade prende a atenção, gera interesse e divertimento. Isso é bom, claro.

NYT buying or renting Mas, muito mais do que beleza e curiosidade, os bonitos e didáticos infográficos que proliferam no mundo virtual precisam começar a trazer utilidade – ou prestação de serviço, como muitos gostam de mencionar.

Veja o exemplo mais recente do The New York Times, jornal de vanguarda quando o assunto é apresentar notícias em formato interativo e visualmente arrojado.

Eles criaram uma espécie de aplicativo pelo qual as pessoas podem inserir dados sobre si mesmas numa planilha e calcular, automaticamente, em quais situações é mais vantajoso financeiramente alugar ou comprar um imóvel para moradia.

Uma sugestão de pauta para as empresas brasileiras de mídia é copiar a idéia e mudar a pauta: em quais situações é mais vantajoso financeiramente para o cidadão comprar um carro ou se locomover pela cidade de táxi? Fica a dica.

Atualização: No dia 15 de maio, o jornal Folha de S.Paulo publicou uma reportagem sobre as condições que é melhor optar pelo táxi ou pelo carro próprio. A reportagem é estática, e não interativa, mas a matéria é boa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s