A imprensa brasileira ignorou duas importantes celebrações do dia 22 de abril


Uma das principais formas de construir uma boa pauta (sugestão de tema que será, posteriormente, transformado em uma reportagem) no jornalismo é olhar para o calendário. Boas redações miram meses à frente para identificarem fatos importantes na história brasileira e mundial e preparar conteúdo interessante para a audiência.

No dia 22 de abril, comemora-se o descobrimento do Brasil – ao menos é essa a data que consta nos livros de história. Internacionalmente, o mundo comemora o Dia da Terra, uma celebração que serve para discutir em todos os continentes, de forma organizada, as melhores práticas para conservar os recursos naturais do planeta.

Ninguém falou nada – Curiosamente, as duas datas passaram completamente despercebidas pelas páginas dos três principais jornais diários do Brasil. Ferramentas não faltam para saber, com antecedência, quais são as datas importantes. O Wikipédia, por exemplo, oferece um prático calendário para ser pesquisado.

É inconcebível deixar de reportar as polêmicas e os avanços por trás dos dois temas. No caso nacional, há polêmicas seculares que permanecem. Historiadores ainda discutem a respeito de rastros que indicam que os portugueses – ou outros europeus – desembarcaram no Brasil muitos anos antes, de forma que a data 22 de abril de 1500 seria, historicamente, algo totalmente fantasioso e institucionalizado. Em outras palavras, o Brasil não teria sido descoberto no dia 22, no mês de abril e no ano de 1500.

Além disso, outro grupo de historiadores se contrapõem ao marco zero do descobrimento do Brasil, pois consideram que o Brasil já existia em 1500, com outro nome, outro tamanho, outros povos residentes. Há um verbete no Wikipédia que mostra suscintamente o âmago dessa discussão.

Que tal matérias com os seguintes títulos: “Mais de cinco séculos depois, data do descobrimento ainda gera dúvidas e polêmicas”? Ou: “Porque a verdadeira data do descobrimento do Brasil ainda é uma incógnita para muitos historiadores?” Ou ainda: “Descobrimento do Brasil: você pode estar comemorando no dia errado”.

Os segredos na Torre do Tombo – O jornalista Laurentino Gomes, autor dos livros “1808”, sobre a saga da vinda da família real portuguesa para o Brasil, e “1822”, sobre a história do descobrimento do país, escreveu um artigo extremamente interessante sobre os segredos que envolvem o tema. Jornais, emissoras de rádio e TV poderiam ter convidado o autor para entrevistas ou artigos. Veja um pequeno trecho:

O maior mistério, porém, diz respeito à própria data do Descobrimento. Há inúmeras evidências de que os portugueses já teriam chegado ao Brasil antes de 1500. E, talvez, também navegadores de outros países.

A partir do artigo de Laurentino Gomes, a mídia brasileira poderia ter enviado equipes para fazer reportagens sobre a a Torre do Tombo, uma espécie de biblioteca do governo português que, desde a monarquia, guarda livros, documentos e segredos. Lá, como narra o escritor, podem estar documentos reveladores sobre as viagens marítimas portuguesas para o continente americano bem antes de 1500. Veja:

Um grande enigma encobre os nove anos entre a viagem de Bartolomeu Dias, primeiro navegador a cruzar o Cabo da Boa Esperança, na atual África do Sul, em 1488, e a viagem de Vasco da Gama. Nos arquivos portugueses da época não há registro de uma única viagem ao Atlântico Sul nesse intervalo. (…) Há fortes evidências, no entanto, de que, nesses nove anos de aparente calmaria, os portugueses navegaram mais do que nunca, enviando seguidas missões exploratórias à região.

Sobre o Dia da Terra, a quantidade de pautas é praticamente infinita, tamanha é a variedade de temas que englobam as áreas de conversação na natureza, economia sustentável e ambientalismo, entre outros. O Café Expresso, inclusive, já sugeriu a pauta tempos atrás para as redações. Em vão.

Leia mais:

Em março de 2010, o Café Expresso publicou o artigo “O que se comemora no dia 22 de abril”, sugerindo que a imprensa brasileira se preparasse para produzir conteúdo sobre o Dia da Terra.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s