Antes e depois: uma das mais básicas regras do jornalismo, executada com fotos e eficiência


Uma das mais básicas regras do jornalismo é confrontar tempos diferentes: passado, presente e futuro. O “antes e depois” funciona, dá noção ao leitor do tamanho da mudança e da novidade, informa fácil.

Antes e depois 2 O jornal O Estado de S. Paulo, dia 30 de janeiro, colocou essa regra elementar em prática com muita maestria. A reportagem analisava o resultado de uma política pública da prefeitura de São Paulo cujo objetivo é retirar camelôs sem autorização das ruas da capital com auxílio de um contingente significativo de policiais militares, que passam a ganhar um dinheiro extra do município para trabalharem nos horários de folga.

Par amostrar facilmente o leitor sobre os efeitos da operação municipal, o jornal resgatou nos bancos de fotografias imagens antigas de locais da capital paulista repletas de camelôs. A partir dessa pesquisa, indiciou ruas e praças que os fotógrafos do diário deveriam fazer fotos atuais, buscando o clique a partir do mesmo ângulo das imagens antigas. O resultado ficou bastante satisfatório, já que texto algum conseguiria exprimir a dimensão da transformação ocorrida.

Antes e depois 1

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s