O maravilhoso mundo dos infográficos interativos


Nos últimos dias, me deparei com quatro infográficos interativos que, além de atraentes e interessantes, instigam o público a pesquisar e a aprender. Eles abordam questões candentes e atuais e ajudam a criar consciência e compreensão. Vale lembrar que trabalhos como esses só são possíveis quando há bancos de dados consistentes e abrangentes disponíveis.

Suprimento de água fresca. Produzido para o Visualizing.org em um concurso aberto para celebrar o Dia Mundial da Água. O infográfico permite a comparação entre dois países em diversos aspectos relativos à água: consumo por pessoa, consumo do país por ano e suprimento de água, entre outros. É possível saber quais nações tem menor quantidade disponível de água, quais países usam mais o insumo para fins industrial e agrícola e muito mais.

Water Supply

O caminho do protesto. Produzido pelo jornal inglês The Guardian, mostra, de forma bastante interessante e eficiente, uma linha do tempo narrando a sequência dos protestos no Oriente Médio e no Norte da África. A linha do tempo, que começa com o a notícia do desempregado tunisiano que colocou fogo no próprio corpo após ser impedido de vender legumes na rua, chega a parecer com o Guitar Hero, videogame de sucesso no mundo todo.

Linha do tempo Mapa de ônibus de Londres. Disponível no Tableau Public, o mapa foi produzido com 1,5 milhão viagens de ônibus na capital inglesa. A amostra representa apenas 5% do total de viagens feitas no sistema de transporte, compreendendo ônibus, metrôs e trens. Permite ver rota por rota e a intensidade das viagens por dia e horário.

London buses 

A história da pobreza. Uma mapa-mundi que permite visualizar a mudança de patamar – de pobre para desenvolvido – nas nações em todos os continentes a partir de indicadores desde 1820. A interatividade permite segregar nações ou continentes ao gosto do internauta.

Poverty map

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s