Deve ser difícil viver em um país assim


Assinar as newsletters – aqueles e-mails que oferecem o título e poucas informações das principais reportagens do dia ou da semana – dos grandes jornais norte-americanos oferece uma rápida visão global do que ocorre na principal potência econômica mundial.

Chama a atenção a quantidade de matérias negativas abordando a gestão e a situação no sistema de ensino dos Estados Unidos, sejam os gestores o governo central, os estados ou cidades e condados.

Os problemas: há necessidade de cortar o orçamento para a educação em diversas localidades, o governo federal quer instituir um programa de avaliação dos professores que esbarra na resistência dos sindicatos de funcionários públicos, muitas das escolas que sofrem ameaça de ter recursos cortados enfrentam paralelamente perspectiva de aumento de matrículas e diretores e gestores discutem a ampliação da quantidade de alunos por classe.

Mais problemas – Além disso, os professores não aceitam discutir qualquer tipo de aumento salarial ou de remuneração adicional atrelada ao mérito, nem redução de benefícios para adequar os gastos aos orçamentos curtos do pós-crise financeira e também não querem ouvir falar de metas e cobrança de resultados nas escolas públicas.

Sem esquecer da polêmica em torno das chamadas escolas “charter”, colégios públicos de ensino primário ou médio que não são obrigad0s a seguir todas as regras de governança das outras escolas ditas comuns – uma das razões da polêmica. O modelo, no entanto, parece funcionar, já que há bons resultados, fila de espera em todas elas e uma disputa acirrada por vagas repentinas, preenchidas mediante sorteio. Algumas das “charter” podem se especializar em alguma área do conhecimento – matemática, por exemplo.

É, pegando emprestado o bordão do colunista Ancelmo Gois, do jornal O Globo: deve ser difícil viver em um país assim.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s