Leitor fica na bronca – e parece ter razão


O Sem Parar ao que o leitor se refere é o serviço automatizado de cobrança da tarifa de pedágio em diversas estradas administradas pela iniciativa privada. Em vez de parar nas filas de pedágio, o motorista passa em uma pista especial, na qual há sensores que lêem um cartão dotado de um código instalado no vidro do carro do motorista. É muito comum em todo o mundo.

leitor opina 5 A lógica do leitor parece razoável: na medida em que a tecnologia facilita a administração dos custos de gerenciamento das rodovias por parte das concessionárias, esses ganhos poderiam ser divididos entre ambos já que, ao aceitar pagar uma quantia para passar mais rápido pela praça de cobrança, evita também o surgimento de filas, que podem resultar em penalidades para a empresa.

Há semelhança entre essa observação do leitor, publicada no jornal Folha de S.Paulo, com a cobrança por serviços bancários efetuados pela internet pelo próprio correntista. Ao decidir usar a internet para pagar contas, o correntista evita o surgimento de filas nas agências bancárias. No entanto, paga caro, muito caro, por operações simples, como transferir dinheiro de forma eletrônica.

Note que nem o leitor nem o Café Expresso advogam que os serviços devem ser obrigatoriamente gratuitos. Afinal, há custos em manter tais sistemas automatizados (pedágio) e eletrônicos (bancos) disponíveis. No entanto, na medida em que o usuário se torna parceiro da empresa, ajudando-a a reduzir filas e custos com a contratação de mais funcionários, poderia ser premiado com preços módicos ou simbólicos quando adere ao sistema bancário via internet ou de pedágios “sem parar”.

Anúncios

Uma resposta para “Leitor fica na bronca – e parece ter razão

  1. quero fazer uma reclamação sobre as ruas de Queimados não tem faixas nenhuma que indica para aonde vc de seguir nem seta indicando nada, sou morador do municipio ha 40 anos gostaria que a secretaria de urbanização tomasse uma providencia a respeito das faixas e sinalizaçõe… fico grato Sérgio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s