Exemplos de páginas de jornal para ninguém colocar defeito


Selecionei algumas páginas de jornais que são um primor. Misturam muitos ingredientes: planejamento para transmitir notícia visualmente, criatividade no desenho, inteligência na infografia e na organização de dados, além de cultura e dicas para o leitor de uma forma agradável. Se os jornais impressos apostarem nesse tipo de reportagem e de arte, terão longa vida, ainda.

O jornal britânico Evening Post foi ainda mais arrojado por produzir uma arte muito boa na capa do diário, no dia 23 de novembro. Conta a história da prisão de um assaltante que escolhia como vítimas pessoas idosas ou em condição desfavorável. Estampou o rosto de algumas dessas vítimas com frases curtas que indicaram a forma ou o momento em que cada uma foi atacada.

Fiz uma pequena seleção de páginas sensacionais. Claro que há outras, em diversos outros jornais. Mostro aqui as que tive acesso. Nessa seleção, além do Evening Post, você pode ver:

– Correio Braziliense (Distrito Federal): ensina como selecionar carnes de acordo com a necessidade culinária do consumido. Deu até contade de fazer um churrasco.

– O Globo (Rio de Janeiro): analisa o momento atual da crise internacional iniciada em 2008, com quebra bancária nos EUA e Europa, esclarecendo que ela ainda não acabou para diversos países.

– A Tarde (Bahia): depois da 36ª rodada do campeonato brasileiro de futebol de 2010, a matéria coloca no céu e no inferno diversos times, de acordo com objetivos de cada um: briga pelo título e fuga do rebaixamento. Divertida e criativa. Arte de Danilo Bandeira e Tulio Carapiá.

– A Notícia (Santa Catarina): semanas antes da eleição presidencial que deu a vitória para Barak Obama, nos Estados Unidos, o jornal aproveitou para mostrar como funcionam as eleições norte-americanas. Autor: Fábio de Abreu Mello.

– A Notícia (Santa Catarina): campeonato de Fórmula 1 de 2007 foi decidido em São Paulo. Infografia mostrou detalhes da disputa. A imagem mostra a página praticamente acabada, faltando apenas um subtítulo. Autoria novamente de Fábio de Abreu Mello.

– A Notícia (Santa Catarina): uma das mais interessantes que já vi na minha vida. Mostrou final da Champions League de 2009. Um detalhe: a final foi na Itália, não na Rússia, como consta no subtítulo. O próprio autor, Fábio de Abreu Mello, explicou o que houve. Ele salvou na página dele no Flickr uma versão anterior à que foi publicada no jornal. A que chegou aos leitores, chegou correta.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s