The New York Times: restrições ao fumo dão certo em alguns países, mas não em outros


Em reportagem recente, o jornal norte-americano The New York Times publicou uma boa matéria sobre restrições à propaganda da indústria de cigarros, uma prática que muitos países passaram a adotar na última década como forma de tentar reduzir o número de fumantes e, consequentemente, a incidência de doenças decorrentes de tal hábito. O objetivo final é economizar em gasto com o sistema de saúde pública.

A matéria mostrou, em poucas palavras, que mais e mais países estão criando diferentes tipos de barreiras à propaganda da indústria tabagista. No entanto, o consumo de cigarros aumenta em algumas nações. O foco da indústria, segundo a matéria, está nos mercados emergentes.

Restricting tobacco map

A excelente pauta e a apuração eficiente foram melhoradas com a criação de um infográfico bastante eficaz. A partir do cruzamento de duas informações – a intensidade da restrição à propaganda tabagista e a adesão ao hábito de fumar –, um simples mapa com tonalidades de uma mesma cor bastou para passar o recado.

O mapa mundial das restrições ao tabagismo deixa claro que as barreiras à propaganda têm funcionado em alguns países, mas não em outros. É o caso brasileiro, onde há impedimentos para a publicidade, inclusive na internet, mas o consumo pode ter crescido 40% entre 1998 e 2008, segundo projeções feitas pela indústria em 2002.

Vale uma nota, que prejudica as informações da infografia. O aumento ou a redução no consumo de cigarros em diversos países está baseado em dados de 2002 que projeta para 2008 a expectativa da indústria tabagista com relação às vendas em diversas regiões.

No Brasil, leis recentemente aprovadas foram além da proibição à propaganda, banindo o fumo em locais fechados e instituições públicas, entre outros. Certamente essa nova legislação, ainda mais restritiva do que barreiras à publicidade, alterou os hábitos ou a tolerância das pessoas com relação ao fumo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s