Emissões de carbono: um centro de estatísticas para quem gosta do assunto


Os Estados Unidos são o principal emissor de dióxido de carbono, seguido pela China e pela Rússia. Ao menos, essa era a realidade em 2006, data-limite dessa série de estatísticas do CDIAC, Centro de Análise de Informação sobre Dióxido Carbono, em tradução livre.

O nome é horrível, mas trata-se de uma instituição que oferece estatísticas sobre diversos aspectos que envolvem mudanças climáticas, um dos mais pautados assuntos da mídia brasileira.

Cumulative emissions

A ilustração acima foi feita por Adam Nieman, usando o Many Eyes, ferramenta da IBM para permitir que leigos em infográficos mostrem informações e dados de forma visualmente agradável. O gráfico indica facilmente quais são os países que mais emitem CO². Os círculos menores, roxos, indicam países fora do G20, grupo das 19 maiores economias do mundo, mais a União Européia.

Aos interessados, o instituto traz estatísticas sobre assuntos que podem render boas reportagens: sensibilidade costeira à elevação do nível do mar, economia e consumo de energia, uso da terra e impactos nos ecossistemas e emissões de gases , entre outros.

As ferramentas Many Eyes e Tableau Public são de muita serventia para criar gráficos de formas variadas. São gratuitas e requerem somente um tempo de leitura para entender o funcionamento. Com eles, você também pode criar infografias com a elaborada acima e enriquecer a reportagem ou qualquer trabalho.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s