Opinião a gente respeita: dona Sheila dá um recado para os produtores dos debates eleitorais


Opinião Globo 13out 1 Dona Sheila está incomodada com a forma como os debates são organizados. Certamente ela não está sozinha na bronca.

Todo debate é a mesma coisa: um leva-e-traz danado, um “disse me disse”, acusação para cá, acusação para lá.

Problemas? Ninguém diz como resolver. Por isso, opinião dos outros a gente respeita – e às vezes ainda divulga.

Já que a dona Sheila deu idéia, o Café Expresso aproveita para indicar a leitura do texto para lá de didático do consultor de empresas Stephen Kanitz. Na lista dele, problema é que o não falta – e dinheiro nos cofres públicos também não.

Um dos problemas que a dona Sheila certamente gostaria de ouvir soluções e que o consultor Kanitz oferece propostas é a Previdência Social brasileira. Como a população envelhece, haverá cada vez menos jovens para sustentar a pensão dos mais velhos. Sem contar que a maior parte das pensões pagas hoje são destinadas para pessoas que jamais contribuiram para tal – os chamados aposentados rurais, que passaram a ter o direito ao benefício a partir da Constituição de 1988.

Previdência Nada contra, nada contra, os aposentados rurais. Mas a conta não fecha. Para haver mais clareza, tais benefícios deveriam ser pagos com dinheiro do orçamento anual, composto pelos impostos da sociedade. Parece mera regra contábil, mas não é. Se os recursos para a aposentadoria rural tiverem de sair do orçamento anual, sobra menos dinheiro para políticas sociais do tipo bolsa isso, bolsa aquilo. Algum gestor público defenderia essa proposta?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s