Quando rir realmente é cultura


2010 37 José Antônio Costa - TeresinaPI

Nas eleições para cargos legislativos este ano, há um ex-palhaço concorrendo ao cargo de deputado federal, com chance de ser um dos mais bem votados do país por dizer que não sabe o que faz um parlamentar e que o eleitor pode escolhê-lo porque a situação já está tão ruim que não ficará pior com ele.

Muitos que o escolhem imaginam que fazem uma espécie de voto de protesto por meio do humor. Ledo engano. O humor é uma das formas mais antigas de protesto, mas não no caso do ex-palhaço candidato a deputado federal.

Nesse momento, vale a pena relembrar alguns bons desenhos, charges e cartuns da história do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, cidade no interior paulista localizada a 150 quilômetros de São Paulo, realizado anualmente desde 1974. Vale uma boa reportagem para emissoras de televisão, jornais, revistas e portais da internet.

O evento consegue reunir, anualmente, uma nata de desenhos que, muito mais do que rir, fazem refletir e tomar consciência de fatos importantes da história e do cotidiano de diversos países, retratados por artistas locais.

Ao longo dos 37 anos de realização do Salão, artistas de todo o mundo rabiscaram e desenharam análises e críticas para temas variados, como ditaduras militares, desigualdade social, relações econômicas e trabalhistas, terrorismo, miséria, fome e muitos outros. O riso, por esses artistas, consegue ser uma manifestação cultural das mais importantes.

A 37ª edição, este ano, começou em 28 de agosto e segue até 17 de outubro. Nas primeiras três semanas, foi visitada por mais de 30 mil pessoas. O Café Expresso conferiu, gostou, aprovou e sugere a todos. Um dos vencedores deste ano criou a charge que inaugura este artigo. José Antônio Costa (Piauí), com muita criatividade, abordou uma das razões da proliferação da pedofilia no meio religioso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s