O diário chileno El Mercurio publicou na capa do dia 25 de agosto um infográfico mostrando, passo a passo, como será a tentativa de resgate de 33 mineiros soterrados desde 5 de agosto após deslizamento na mina San José, no Chile.
O resgate exigirá uma broca perfuradora para abrir um duto de cem centímetros de diâmetro.
Já o jornal brasileiro O Globo publicou uma competente infografia priorizando os métodos adotados pelos mineiros soterrados para sobreviver, bem como as condições do local onde estão, localizado a 700 metros de profundidade.
Os trabalhadores ficarão no local, no mínimo, até o Natal, segundo autoridades chilenas. Segundo o jornal brasileiro, calcula-se que os mineiros já perderam entre 8 e 9 quilos cada um, devido às condições que estão enfrentando. Mostra, inclusive, que o local tem um refúgio, considerado seguro em caso de novos deslizamentos e com ótima ventilação, mas que as vítimas têm preferido outros lugares para dormir.
Já o jornal O Estado de S. Paulo conseguiu facilitar a visualização do caminho até o fundo da mina e até o refúgio dos mineiros, inclusive mostrando o local dos deslizamentos em duas datas diferentes.