As redes sociais podem ajudar a atingir objetivos – mas sem ilusões


Com a profusão de pessoas usando redes sociais para tudo quanto é fim, não foram poucas as vezes que me perguntaram como usar tais recursos para melhorar a performance daquilo que as pessoas se propõe a fazer no Twitter (que é o caso mais comum).

Internautas dos mais variados perfis, que usam o Twitter para finalidades diferentes, vez ou outra procuram por dicas sobre como atingir mais pessoas, ter mais interação e, desta forma, obter um desempenho mais satisfatório com as redes sociais.

Casos reais não faltam: professores que querem se relacionar com alunos, jornalistas que precisam cobrir um seminário, turistas ansiosos por dicas de lazer durante visita a uma cidade. Sabendo usar, o Twitter pode ajudar.

Achei interessante as dicas de um professor assistente da USC Annenberg, escola de comunicação e jornalismo da Universidade do Sul da Califórnia, em Los Angeles. Aproveito as dicas do autor e, em tradução livre, com pitacos próprios, seguem seis dicas:

1) Tão logo você decidir sobre o que precisa das pessoas conectadas ao Twitter, anuncie nele. Diga para qual palestra está indo, se tem alguém participando. Diga qual a sua dúvida, explique que busca por respostas. Repita as perguntas em diferentes momentos, sem exagerar.

2) Se estiver indo para uma palestra e quiser interação, avise quando chegar no local. Pergunte para aqueles que te seguem se há alguém no mesmo local. Peça para disseminarem seu comentário ou pergunta. Peça dicas, sugestões, questões.

3) Aja como uma agências de notícias para despertar o interesse daqueles que estão lendo o que você escreve. Em cada novo comentário, dê informações adicionais. Use múltiplos formatos, como texto, fotos e vídeos, quando aplicável. Aproveite sempre para pedir dicas e ajuda.

4) Não deixe de dar um retorno para aqueles que colaboram e para os que apenas lêem o que você escreve ou anuncia. Agradeça sempre. Ao perceber que há interação, outros podem decidir colaborar. Dê coordenadas para que todos saibam quando e como poderão ter acesso ao resultado do seu trabalho.

5) Evite, em todas as etapas, os exageros. Não repita os mesmos pedidos e informações a todo momento, sem critério. Evite comentários ufanistas quando receber colaborações simples ou costumeiras.

6) Use as tais hashtags (palavras que servem como ponto de referência na navegação pela rede social, que busca todos os comentários que tragam essa palavra e ajudam os leitores a lerem tudo o que foi escrito sobre um evento ou assunto). Geralmente, são precedidas do símbolo #.

Ouvir e colher a opinião das multidões (em inglês, usa-se o termo crowdsourcing), acima de tudo, precisa ser feito com critério. Nem toda opinião alheia é valiosa. Nem toda informação ou dica é verdadeira. Assuntos banais podem ser debatidos por pessoas comuns, mas temas específicos geralmente exigem especialistas ou alguém com alguma experiência. Se qualquer um pode comentar sobre a qualidade da organização do congresso, nem todos conseguem opinar com propriedade a respeito dos temas debatidos.

O uso de redes sociais para colher a opinião das multidões e melhorar o desempenho daquilo que você se propõe a fazer nem sempre dá resultados. Vejo duas razões:

1) Modismo. Como tudo na internet, há um momento de pico seguido por outro de esquecimento. Rede social, opinião das multidões e outros tantos termos no mundo dos internautas podem estourar quando surgem e parecer algo revolucionário. Tudo na internet parece revolucionário inicialmente. Mas boa parte desaparece rapidamente.

2) Futilidade. Outra questão é que enquanto milhares de pessoas gastam tempo comentando um assunto que envolve celebridades, somente um ou dois podem se empenhar em compartilhar o conhecimento próprio em um comentário valioso. A proporção é mais ou menos essa.

Uma resposta para “As redes sociais podem ajudar a atingir objetivos – mas sem ilusões

  1. Pingback: A jornalismo das multidões é modismo ou realidade? | Café Expresso

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