Você gostaria de opinar sobre quais programas deveriam ganhar ou perder recursos?


No portal da BBC na internet, está disponível uma interessante, interativa e divertida ferramenta para que as pessoas façam facilmente simulações de corte no orçamento e de aumentos de impostos, medidas consideradas fundamentais para angariar 74 bilhões de libras por ano para fechar as contas no Reino Unido.

Chama-se “Budget: what would you cut?” (Orçamento: o que você cortaria?). Não creio que seja possível capturar as decisões dos internautas e a tendência dos ingleses – se preferem maiores ou menores cortes em educação ou segurança, se tendem a aceitar aumento de impostos. Seria importante e interessante se esses dados pudessem ser capturados e tabulados, para indicar, mesmo que sem caráter científico, o que deseja a população.

BBC Imaginem, também, o sucesso que uma ferramenta similar faria no Brasil, caso lançada por algum veículo de comunicação.

Eu faria apenas uma sugestão: que fossem atrelados às áreas passíveis de cortes os nomes de alguns programas destas pastas, de forma que o internauta, ao decidir por um hipotético corte de 10% na verba para a Saúde, por exemplo, poderia saber qual ação governamental estaria sendo reduzida.

Para aqueles que quiserem se divertir no portal da BBC, a sigla VAT significa um imposto sobre valor agregado, conceito praticamente inexistente na cultura tributária brasileira.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s