Mais alfinetes no mapa dos conflitos mundiais


Semanas atrás, o Café Expresso publicou um rápido mapa dos conflitos e guerras ao redor do mundo a partir da leitura de jornais brasileiros e estrangeiros. Apontou combates no México, Iraque, Afeganistão, Somália e Sudão.

Mais do que mortos e feridos, os conflitos ao redor do mundo deixam também um rastro de refugiados. O Alto Comissariado da Organização das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) publicou o Relatório Tendências Globais 2009 informando que, no ano passado, os conflitos expulsaram 43,3 milhões de pessoas, que foram forçadas a deixar as localidades onde viviam, mesmo que não tenham sido obrigadas a sair do país de origem delas

Kyrgyzstan

Nos últimos dias, mais uma dessas guerras eclodiu. Nas redondezas da Rússia, um conflito étnico estourou no dia 10 de junho envolvendo Uzbequistão e Quirguistão. O alvo é a minoria de origem uzbeque residente em Osh, a segunda maior cidade do  Quirguistão. Um porta-voz do Comitê Internacional da Cruz Vermelha sugeriu cerca de 700 mortos e não menos de 3.000 pessoas que precisam de ajuda médica. Mais de 80.000 pessoas já atravessaram a fronteira para o Uzbequistão.

Escalada México No México, a guerra contra os cartéis de drogas continua intensa. Um dos principais jornais norte-americanos relata que uma explosão de violência recente foi responsável pela morte de “centenas de pessoas nos últimos cinco dias”. A escalada de mortes de traficantes, policiais e oficiais públicos empurrou o presidente mexicano, Felipe Calderon, para um pronunciamento na televisão, exortando a população a não retroceder no apoio ao governo, pois, caso contrário, teriam todos de viver sempre com medo.

Este ano, o enfrentamento entre forças policiais e traficantes no México pode resultar em cerca de 13.ooo óbitos, segundo estimativas. Em 2001, esses embates deixaram 1.080 mortos, número que não pára de crescer desde então.

Uma resposta para “Mais alfinetes no mapa dos conflitos mundiais

  1. Pingback: O novo jornalismo que deixa o leitor montar a história que quiser | Café Expresso

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s