Reportagens sérias sobre África merecem um “Pulitzer”


No Brasil, o Prêmio Esso de Jornalismo vem, há 55 anos, indicando quais são os melhores trabalhos da imprensa brasileira – uma espécie de Pulitzer do jornalismo brasileiro. Na edição de 2010, reportagens podem ser inscritas até 16 de agosto.

Não gosto muito das categorias do prêmio, pois acredito que não representam todos os setores da cadeia produtiva da notícia. Ressalva para a premiação “Melhor Contribuição à Imprensa”, que busca, em boa parte das vezes, quando não foge do foco, escolher alguma instituição ou projeto que ajuda a criar informação valiosa para o trabalho dos jornalistas. Já foram vencedoras dessa categoria organizações como Transparência Brasil, Contas Abertas e Congresso em Foco, entre outras.

FSP Suazilândia Tudo isso é apenas informação de almanaque. Minha intenção é apenas sugerir que as boas reportagens de autoria de Fábio Zanini vindas da África concorram para a categoria principal da edição deste ano.

Duas matérias de Fábio Zanini recentemente publicadas na Folha de S.Paulo (para assinantes) mostram dramas diferentes na África. A primeira registra a disseminação da Aids em Suazilândia, país no qual 26% da população está infectada. A segunda aponta o retorno dos massacres de civis na região de Darfur, no Sudão, que já contabiliza 300.000 mortos em uma fase de recrudescimento dos conflitos internos.

O mérito dessas reportagens – e de todo o trabalho do jornalista nos últimos tempos – é mostrar para o brasileiro algo que a imprensa brasileira quase nunca deu atenção: os verdadeiros dramas na África, que não podem nem de perto serem confundidos com os problemas da África do Sul, sede da Copa do Mundo de 2010.

Para saber mais:

1) Da África, blog do Fábio Zanini mostra uma realidade que nenhuma Copa do Mundo conseguirá esconder nunca.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s