Leitor quer construção de uma nova capital para Estado de São Paulo


Opinião Minhocão 2 Já diz o ditado que as opiniões devem ser respeitadas. Então, o blog, que gosta de ler periodicamente a opinião dos leitores, passará a trazer aquelas que mais chamam a atenção, seja pelo caráter inovador, pela ausência de bom-senso ou pela esquisitice.

A proposta do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, de demolir o Minhocão, uma avenida elevada que interliga as regiões leste e oeste da capital paulista, gerou polêmica. Alguns acham difícil, pelo custo tanto de colocá-lo abaixo quanto de construir uma alternativa (criar um túnel de 12 quilômetros para enterrar um trecho de linha de trem que hoje funciona na superfície e, no lugar, construir uma nova avenida para ajudar a escoar o trânsito). Outros consideram fundamental eliminar o elevado pois ele seria uma aberração arquitetônica, que contribui para degradar urbanisticamente todo o entorno.

Prós e contras a parte, selecionei a opinião de um leitor que escreveu para o jornal Folha de S.Paulo. Ele propõe a construção de uma nova capital para o Estado de São Paulo. Como diz o ditado, opinião a gente respeita.

Anúncios

6 Respostas para “Leitor quer construção de uma nova capital para Estado de São Paulo

  1. Gustavo Bjorn

    Parece que o candidato a governador Celso Russomanno andou lendo seu blog e gostou da ideia de seu leitor. Repetiu-a na sabatina da Folha/Uol realizada hoje (27.07.10). Não que ele tivesse, mas, apenas para usar a expressão, “perdeu o meu voto”. Sinceramente… que ideiinha, hein? Com trânsito e racionamento de água ou não, sou mais esta nossa boa e velha paulicéia desvairada…

    • Para você ver como funciona a democracia. Não vi o debate com o candidato, mas tal proposta parece mesmo sem propósito. Que um leitor comum envie uma carta ao jornal com essa idéia, até aceita-se (afinal, diz o ditado que opinião a gente respeita, não é?), mas é realmente difícil ter de ouvir isso de um candidato, não é? Abraço!

  2. Prezados, permitam concordar com a idéia, que inclusive acho muito boa. Vejam bem, a ideia nao é “enterrar” São Paulo e sim mudar a capital do estado. Os recursos naturais da cidade de São Paulo estão esgotados. O ar e a agua estao completamente poluidos. Areas verdes sao pouquissimas. A cidade vive um caos atras do outro apos qualquer chuva. Sao poucas ruas, avenidas e estradas para muitos carros e caminhões. Nao ha mais espaço suficiente para novas ruas e estradas devido a falta de planejamento. Tudo tem que ser desapropriado a custos altissimos só para trazer remendos para a cidade, nunca soluções. As industrias ha tempos estão saindo da cidade de São Paulo. Basta verificar, por exemplo, onde estão se instalando as novas montadoras de veiculos. Na verdade a ideia de se mudar a capital do estado já foi ventilada ha uns quinze anos atrás. Logicamente nao é nada fácil de se fazer mas é perfeitamente lógico e possível. O Brasil já tem experiencia dessa envergadura quando transferiu a capital federal do Rio de Janeiro para Brasilia. Agora com melhores conhecimentos de urbanismo e meio ambiente, poderia-se planejar uma nova capital para o estado, levando para este local os poderes publicos, como por exemplo, a Camara dos Deputados e todas as Secretarias. Só isso bastaria como ponta pé inicial para desafogar um pouco Sao Paulo. Outros serviços que giram em torno dessas autarquias do serviço publico estadual, tais como serviços de despachantes, escritorios de advocacia, etc, bem como todas os funcionarios publicos estaduais de Sao Paulo seguiriam o mesmo caminho. Sao Paulo é gigante por si só. Nao depende de ser Capital para continuar a maior e mais rica cidade do país. Aliás poderia ser bem melhor se tivesse menos pessoas e menos veiculos. Certamente seria um impacto positivo para o estado que poderia desenvolver outra regiao, bem como para a propria cidade de Sao Paulo. Saudações!

  3. Arlindo César Fuzaro

    ESTOU DE PRENO ACORDO, PRECISAMOS MODERNIZAR, E UMA NOVA CAPITAL SERIA EXCELENTE .. E COMO O SR. DISSE PARA A CIDADE DE SÃO PAULO SERIA MUITO MELHOR AINDA … TERIA MUITO ESPAÇO PRA SE REORGANIZAR …. TEM QUE SER RAPIDO ESSA DECISÃO, POIS AINDA TEMOS O SR. OSCAR NIEMEYER PRA USAR TODA SUA EXPERIENCIA E GENEALIDADE EM PROJETAR A NOVA CAPITAL … TEMOS QUE PENSAR GRANDE …. SAUDAÇÕES !!

  4. Arlindo César Fuzaro

    É PLENO E NÃO PRENO … RSSSS

  5. Vagner Soares Ortega

    Também acho uma ótima idéia, ao invés de gastar milhões tapando os buracos de São Paulo, séria muito melhor agir no foco do problema, que é a superpopulação. Como já foi dito, São Paulo não precisa acabar, mais sim dividir poder com uma nova capital muito mais moderna e que os elementos fundamentais para uma sobrevivencia digna funcione, e por favor respeitem os leitos dos Rios, não vamos apenas mudar o problema de lugar mais sim encontrar uma solução por favor.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s