Bela primeira página para o trem-bala californiano


No fim de janeiro, precisamente dia 28, o governo federal dos EUA anunciou que decidiu injetar US$ 2,25 bilhões em San Jose Mercury News financiamento para colaborar na viabilização de um trem-bala no estado da Califórnia. A intenção do presidente Barak Obama é criar empregos e movimentar a economia por meio de projetos de infraestrutura.

Lá, alguns são a favor do projeto, outros contra. Independentemente da opinião, é interessante notar como os diferentes jornais sediados nas cidades californianas abordaram o acontecimento. Numa pesquisa rápida na primeira página de 13 diários da Califórnia, alguns poucos deixaram inclusive de noticiar o fato na primeira página. A maioria estampou manchete, título ou fotos. Dois se destacaram.

Entre os destaques, o San Jose Mercury News foi o que mais pensou no leitor. Criou uma bela infografia e deu amplo espaço na primeira página, informando, inclusive, a respeito dos alertas e riscos do projeto. Colocou na capa que os críticos da obra acham que as etapas podem estar sendo aceleradas e detalhes podem estar sendo encobertos. Muitas comunidades locais também não querem uma linha férrea cortando seus bairros. O jornal mostrou tudo isso na primeira página e, por isso, não pode ser acusado de governista ou que tenha adotado uma linha que tende ao trem de alta velocidade.

Colocou de tudo na primeira página: uma bela foto, uma linha do tempo explicitando que o projeto vem de longa data, um texto de abertura dando as principais informações, inclusive alertando que há contrariedades, o mapa da região que será cortada pelo trem-bala pretendido e um gráfico em formato de pizza para deixar claro quais serão as fontes de recursos e de financiamento.  E fez tudo isso sem deixar de trazer na capa outras chamadas para outras matérias consideradas importantes.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s