E se os jornais narrassem as histórias com páginas de fotos-legendas?


Netgeo1Nos dias em que a cobertura do carnaval brasileiro foi o principal foco das redações, a sequência de fotos-legendas foi um recurso bastante utilizado. Ao contrário das fotos legendadas do dia-a-dia do jornalismo, as fotos-legendas trazem legendas mais extensas, pois a história passa a ser contada por elas e pelas fotos – e não mais pelos textos longos com uma ou duas fotos.

Netgeo2A National Geographic Brasil mostra como as fotos-legendas são bastante eficientes para contar histórias – e, em muitos casos, uma forma mais agradável que textos extensos com fotos.

Uma das reportagens da última edição narra o modo de vida dos integrantes da Igreja Fundamentalista de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, um grupo poligâmico de dissidentes da Igreja Mórmon, ou dos Santos dos Últimos Dias. Conta o texto da revista que os primeiros fundamentalistas poligâmicos fincaram bases entre os anos de 1920 e 1930 na divisa entre os estados de Utah e Arizona após os líderes da Igreja Mórmon começar a deixar ára trás o passado poligâmico com o objetivo de ser aceita pela sociedade americana.

Netgeo3 O texto é longo, com profundidade, como é característica da revista. Os fiéis leitores dela certamente deixariam de comprá-la se não fosse dessa forma. Na versão digital publicada no portal da revista, no entanto, uma boa sequência de fotos-legendas acompanha o texto, sintetizando as principais descobertas dos repórteres. O resultado é sempre fantástico, pois as imagens, além de belas, como é característica da Netgeo, são explicadas por legendas mais extensas. Ensinam e encantam.

Hipoteticamente, a publicação de páginas com reportagens por meio de fotos-legendas poderia trazer muitos benefícios para os jornais impressos. Primeiramente, uma bela foto poderia ser estampada na capa para tentar atrair mais audiência, principalmente nas bancas de jornais, canais de vendas nos quais as pessoas só compram se considerarem as manchetes interessantes.

Além disso, a adoção das matérias com fotos-legendas poderia abrir espaço para centenas de bons repórteres-fotográficos que colhem material de ótima qualidade em diversos lugares do Brasil e do mundo mas não encontram jornais e revistas para publicá-los. Os leitores, de diversas faixas de renda ou de gostos e nichos distintos seriam brindados com histórias diferentes, inusitadas, esquecidas. Esses profissionais, por estarem fora das redações, certamente devem ter formas diferentes de olhar e contar as histórias – e isso pode ser um sopro interessante para arejar as redações.

Para saber mais:

Veja outras recentes sequências de fotos-legendas na NetGeo Brasil.

1) A força da Patagônia: Com seus picos escavados por geleiras, o sul do Chile é um dos lugares mais agrestes do planeta. Mas talvez por pouco tempo.

2) O tráfico da vida: Na Ásia, a demanda por remédios tradicionais, animais exóticos e iguarias culinárias impulsiona um negócio – legal e ilegal de bilhões de dólares que está esvaziando as selvas, os campos e os mares.

3) Amizade colorida: Unidos por uma aliança de benefício mútuo, o peixe-palhaço e sua anêmona hospedeira são as joias da coroa dos recifes de coral.

Anúncios

15 Respostas para “E se os jornais narrassem as histórias com páginas de fotos-legendas?

  1. Pingback: Olá 2ª série « Blog Educacional Ressurreição – Língua Portuguesa

  2. Lucas Queiroz Santana

    Gostei bastante , excelente iniciativa pena que as fotos não abrem.

    • Oi, Lucas. Que bom que gostou, mas que pena que não conseguiu ver as fotos. Não sei a razão pela qual elas não abriram, pois verifiquei tudo hoje e está correto. No entanto, essas três fotos que ilustram este texto do blog podem ser acessadas pelo link “boa sequência de fotos-legendas”, no terceiro parágrafo. Vale a pena visitar, ainda, as sugestões de fotos-legendas que indico no fim deste texto.

  3. Amanda Beppu e Arthur Medeiros

    Ultimamente, as foto-legendas tem sido mais produtivas em função de chamar muito mais atenção do leitor que um simples, e enorme texto. As figuras deixam o leitor mais interessado e curioso para saber o restante da legenda. E com isso ele se aprofunda nas curiosidades e no restante da reportagem.

    • oi, Amanda e Arthur. É isso mesmo. Boas fotos – com boas legendas – são um dos principais instrumentos para atrair a atenção para os assuntos dentro dos jornais. E são eficientes também para fazer o leitor entender rapidamente sobre qual assunto está sendo tratado. Abraço!

  4. Diogo Airon dos Santos

    Gostei bastante, boa iniciativa, mas infelizmente nao consegui ver as fotos, pois nao abrem.

    • Oi, Diogo. Que pena que não conseguiu ver as fotos. São três imagens que podem ser acessadas diretamente pelo link “boa sequência de fotos-legendas”, no terceiro parágrafo. Esse link remeterá você para a página da National Geographic. Grande abraço!

  5. Na minha opinião, se os jornais narrassem as reportagens com fotos e legendas ficaria muito interessante. As pessoas não teriam tanta dificuldades de interpretar os textos pois com as fotos e legendas ficaria mais fácil de entender reportagens, textos , revistas e jornais , etc.

  6. tallita garcia

    As legendas ajudam a interpretar melhor a figura, porque como qualquer frase que podem ter dois sentindos as figuras tambem podem.Alem que faz com que os leitores se interessem mais pela noticia.

    • Isso mesmo, Talita. Além de deixar tudo mais agradável e atrair a atenção (inclusive de novos leitores ou de pessoas que geralmente não se interessam por jornal e revista), as fotos com boas legendas evitam falhas na comunicação, não é? Abraço!

  7. Thaís e Fernanda

    a reportagem foi super interessante,cheia de informações,adoreeeeeeeei! by:fer jones and lady tata

    • Olá, Thaís e Fernanda! Se gostou dessa, escrevi, recentemente, sobre aquelas infografias maravilhosas que são publicadas na Superinteressante. Veja no blog, dia 7 de abril. Abraço e visite sempre.

  8. Laís Zago e Ana Luíza M.

    É um jeito interessante de apresentar a reportagem pois você consegue entender de forma clara atravéz da foto. Geralmente a legenda ajuda muito na interpretação e sendo mais completa, ela pode facilitar o entendimento.
    Como diz no próprio texto, “uma forma mais agradável que textos extensos com fotos”

    Adoreey, haha 🙂

    • Olá, Laís e Ana. Vocês têm razão. Tanto que revistas como Superinteressante e National Geographic, para ficar entre as mais conhecidas, usam e abusam desse recurso. Abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s