Uol Esporte dá show de criatividade!


A equipe do Uol Esporte deu show de criatividade, persistência e eficácia ao transformar um assunto dos mais chatos no mundo do futebol – os treinos – em algo extremamente interessante e interativo. O resultado foi incrível.

UOLEsporte1 A partir de uma eficiente pauta, que identificou quais informações deveriam ser capturadas, 15 repórteres foram a campo. Montaram um banco de dados e tabularam números a respeito da quantidade de horas e do tipo de treinamento que cada clube priorizou. Parece chato? Então veja a manchete que resumiu o trabalho: “Por Centenário, Corinthians ‘força’ pré-temporada e supera rivais no treino”. Os torcedores dos outros times certamente se perguntaram: “caramba, e o meu time, como está se preparando para fazer frente a essa estratégia dos corinthianos?”

Ao acessar os dados, o internauta pode verificar os rankings que demonstram  quais times – entre quatro paulistas, quatro fluminenses, dois gaúchos e dois mineiros – UOLEsporte3treinaram por mais horas, quais adotaram maior quantidade de treinos táticos ou técnicos, quais forçaram mais no exercício físico. O trabalho resultou ainda em fichas que descrevem especificidades  dos treinamentos em cada time.

Essa informação é extremamente importante, tanto que os clubes, ao longo dos anos, ampliaram a quantidade de profissionais nas comissões técnicas para coletar e organizar informações que sejam úteis a fisioterapeutas e para o próprio técnico. O sucesso foi fazer dessas informações algo também interessante.

UOLEsporte4 Mas, o ‘pulo do gato’ da equipe do Uol Esporte foi usar ingredientes bastante conhecidos para atrair audiência: a tática de criar rankings em assuntos nos quais há muita disputa e concorrência. Para isso, foi fundamental o planejamento, a escolha de quais informações deveriam ser coletadas pelos repórteres espalhados por quatro estados, a padronização da coleta de dados, a tabulação e a criatividade na apresentação dos resultados.

O blog e este blogueiro vêm mostrando com rotina bons trabalhos que estão sendo feitos na cobertura jornalística, principalmente aqueles que privilegiam a excelência e o planejamento na pauta e a criatividade na apresentação da apuração. Uma sugestão ainda pode render um ótimo trabalho de apuração e reportagem, com potencial para interagir, positivamente, com a paixão do internauta pelo futebol.

Anúncios

Uma resposta para “Uol Esporte dá show de criatividade!

  1. Pingback: Veja onde e como estão os 23 atletas (e outros mais) convodados por Dunga « Café Expresso

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s