Melhor matéria da semana desvenda gestão pífia em plano de drenagem em SP


Apurar o desempenho de uma política pública nunca é fácil – exceto nos casos em que o resultado é sabidamente favorável ao gestor público. Mas é uma das principais e mais benéficas tarefas do jornalismo. Usualmente, as administrações públicas, em todos os níveis e regiões do Brasil, fazem de tudo para esconder ou fornecer parcialmente os dados que os jornalistas – e consequentemente a sociedade – desejam conhecer.FSP Plano drenagem 88

A tarefa fica ainda mais desafiadora quando esse trabalho precisa ser feito concomitantemente a tragédias ou situações de enorme prejuízo ou desconforto à população. Imagine um gestor público fornecer informações que demonstram a falta de investimento ou atenção em obras de manutenção de aeroportos após um acidente com aeronaves e com dezenas de vítimas. A melhor reportagem da semana enquadra-se nesse porta-retrato.

A equipe da Folha de S.Paulo conseguiu apurar informações a respeito do desempenho do mal conduzido plano de drenagem na cidade de São Paulo de 1988, que previa dezenas de novos reservatórios de água de chuva – os famosos piscinões – na capital paulista. Com boas infografias, a matéria deixou claro que a quantidade enorme de alagamentos em diversos bairros da cidade é também fruto da incompetência da administração pública, que não implementou nem metade do que anunciou naquele ano.

O trabalho ficou ainda mais difícil porque não é fácil conseguir tais informações em um momento em que a popularidade do prefeito despenca há dois meses por causa dos transtornos que as chuvas têm impingido aos moradores e motoristas de São Paulo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s