Melhor da semana: ótimo personagem ou ótima pesquisa?


A melhor reportagem da semana entre 10 e 16 de janeiro fica entre duas ótimas reportagens, ambas de O Globo. Mesmo em uma semana na qual o desastre Intentonacausado pelo terremoto no Haiti manipulou a cobertura da imprensa, houve abundância de boas matérias, incluindo a cobertura em solo haitiano. No entanto, seleciono duas que abordaram outros temas.

Uma contou uma maravilha de história, depois de o repórter José Meirelles Passos localizar um personagem – o únimo sobrevivente da Intentona Comunista – que o Brasil sequer sabia que existia.

A outra, de Chico de Gois e Luiza Damé, em um exercício bem-feito de uso de Gastos secretos estatísticas para produzir reportagem, analisou, no intrincado orçamento público federal, gastos dos cartões corporativos de três órgãos cujas operações são consideradas sigilosas: Abin (agência de inteligência), Polícia Federal e gabinete da Presidência da República. Constatou que os recursos pagos pelos cartões de crédito corporativos cresceram 52% de 2008 para 2009. A sociedade, como os jornalistas, bem sabe que onde há sigilo demais há sempre risco de falhas.

Votação difícil e minha escolha, nesta seara de duas ótimas reportagens, fica para a primeira, a história do último sobrevivente do levante militar contra Getúlio Vargas, em 1935. Justifico: está cada vez mais raro surgirem boas histórias de personagens incríveis na cobertura diária da imprensa. Infelizmente, ao lado de Antero de Almeida, 104 anos, que ilustra esta mensagem, os leitores tiveram de se deparar com a história de vida de Zilda Arns, ex-coordenadora da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa, falecida no terremoto no Haiti.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s