Os leitores merecem mais reportagens sobre trânsito


A Prefeitura de São Paulo anunciou que implantará uma nova faixa exclusiva para motocicletas, desta em um dos corredores mais movimentados na capital. No entanto, iniciativa similar já instalada em outra avenida de grande fluxo de FSP motofaixa 2veículos não obteve resultados esperados. Seleciono fatos da cobertura da Folha de S. Paulo, entre 7 e 9 de janeiro.

Os especialistas argumentam que, novamente, as autoridades públicas vão impor um custo elevado à sociedade, que não receberá benefícios na mesma proporção.

Analisar os investimentos da prefeitura para melhorar a segurança e a fluidez do trânsito é uma área promissora de cobertura dos jornais, devido ao impacto na vida do cidadão, independentemente da forma como ele se locomove. As autoridades públicas rotineiramente buscam investir em ações com maior visibilidade, mesmo que outras, sem potencial para atrair holofotes, tenham uma reção melhor entre custo e benefício para os contribuinetes. Este parece ser um exemplo desse hábito.

FSP motofaixa Por isso, se o que a prefeitura paulistana objetiva é aumentar a segurança no trânsito, sobretudo para motociclistas, acredito que é oportuna uma reportagem sobre o programa de sinalização horizontal nas vias de São Paulo.

A sinalização horizontal visa orientar os motoristas e pedestres sobre as formas corretas de uso da via, informando as proibições, restrições e permissões, de forma que o usuário possa tomar decisões acertadas. Ordena o fluxo de carros e pessoas, aumenta a segurança e contribui para a fluidez.

No entanto, na mesma capital paulistana, muitas das principais vias estão sem sinalização horizontal, contribuindo em muito para a ocorrência de acidentes entre carros, motos e pedestres. Basta percorrer os principais corredores para perceber a ausência ou a insuficiência das linhas amarelas e brancas que separam uma faixa de outra em uma mesma rua ou avenida, ou ainda a precariedade das faixas de pedestres.

A sinalização horizontal é composta, ainda, por símbolos e palavras que podem solicitar ao motorista para reduzir a velocidade, virar para uma direção, informar sobre a geometria da pista, advertir ou chamar a atenção, entre outras funções. É fundamental para a segurança no trânsito.

Algumas boas perguntas podem ser feitas para a Câmara dos Vereadores ou para a própria prefeitura: qual o volume de recursos empregados nesse programa entre 2005 e 2009, por exemplo? Quanto foi realmente gasto? Qual o orçamento previsto para 2010?

Um ou outro especialista poderia explicar e comparar sobre a eficácia das duas alternativas – via exclusiva para motociclista e sinalização horizontal adequada.

Além disso, a boa e velha reportagem de campo traria subsídios. Uma equipe simples, com repórter, fotógrafo e motorista poderia circular pelas principais e mais movimentadas vias para aferir a qualidade da sinalização horizontal.

Mais que isso: a equipe de reportagem poderia verificar a qualidade da sinalização horizontal nas vias e avenidas com maior índice de acidentes envolvendo motociclistas. Que tal? O que vale para São Paulo, inclusive, vale para qualquer outra cidade com problemas de segurança no trânsito.

Anúncios

Uma resposta para “Os leitores merecem mais reportagens sobre trânsito

  1. Ricardo Vendramini

    Mais do que falta de sinalizacao horizontal, a prefeitura nao consegue tapar os buracos do asfalto, dai quantos motociclistas precisam desviar para nao cair em buraco e o carro ou caminhao que vem logo atras na faixa do lado nao tem tempo de desviar/frear e entao….

    E esse negocio de pintar motofaixa é apenas publicidade demagógica, pois como vc mesmo disse, essa verba poderia pintar as faixas comuns que ja foram apagadas pelos anos de falta de manutenção…

    Com certeza o Kassab não anda de moto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s