O Brasil e o brasileiro uma década depois


O dia 31 de dezembro será o último dia de mais uma década – a primeira do atual século. Os leitores, geralmente, gostam de apreciar reportagens que analisem e resumam as transformaçãoes ocorridas em um período longo, de forma que eles LatinPanel 2mesmos possam se inserir mentalmente na matéria e comparar a evolução do País e do brasileiro médio com a dele próprio no período analisado. O dia 31 de dezembro, por isso, é bastante propício para este tipo de abordagem na imprensa.

Emissoras de rádio e TV, jornais impressos e portais na internet poderiam buscar as mudanças ocorridas no País em dez anos. Avaliar padrão de consumo, acesso a LatinPanel 1serviços públicos, taxas de criminalidade, natalidade, progressos na educação e na renda das pessoas e muitos outros indicadores. Essas informações estão  acessíveis em diversos órgãos oficiais e também em empresas privadas de análise de dados, como Nielsen e LatinPanel, que foram fontes para reportagens pequenas e descontextualizadas hoje, dia 22 de dezembro, na Folha de S. Paulo e outros jornais país adentro.

Ainda há tempo da imprensa organizar uma pauta neste sentido – e apresentá-la aos leitores, ouvintes, internautas ou Nielsen 1telespectadores, quando possível, em infografias e com personagens que sejam exemplos vivos das transformações. Na virada do ano, quando o noticiário usualmente fica chato, essa pode ser uma boa sugestão de pauta.

Além de fontes na área de consumo, como Nielsen e da LatinPanel, poderiam ser procuradas outras fontes que mensuram dados sobre o comportamento político (Tribunal Superior Eleitoral – TSE), educacional (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – INEP) e urbanos (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE), entre outras. A Anatel também divulgou que houve crescimento vertiginoso no acesso a telefones celulares, internet e TV por assinatura. É uma pauta que vale a pena.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s