A melhor reportagem da semana


OESP 17dez marajá É de Vannildo Mendes, jornalista de O Estado de S. Paulo, na minha opinião, a melhor reportagem da semana. Foi publicada dia 17 de dezembro. Leva o prêmio por alguns motivos:

1) Consegue fugir de uma amarra crescente no jornalismo hoje em dia: o excesso de notícias cuja origem é a fonte oficial ou política. Todos os dias são coletivas e OESP 17dez marajá2mais coletivas de imprensa em Brasília, para tudo quanto é plano, resolução ou decreto. Tem jornalista obrigado a participar de quatro coletivas por dia. Não tem como oferecer ao leitor um jornalismo dinâmico, com relevância e qualidade.

2) A pauta foi muito bem pensada e cumprida. Em todos os jornais, há um controle sobre os acontecimentos mais importantes em cada dia do passado, de forma que os leitores são costumeiramente contemplados com reportagens informando sobre o aniversário de vários anos de OESP 17dez marajá3um fato ou de uma personalidade. O aniversário de 20 anos da eleição de Fernando Collor, em 17 de dezembro passado, foi apenas a fagulha para uma boa reportagem.

3) Nada como ler uma boa história – e a reportagem é uma bela história. Narra como vive hoje o funcionário público considerado como marajá número um do Brasil, em Alagoas, que serviu como alavanca para alçar Collor para a Presidência da República.

4) Saiba mais. A matéria, ao resgatar um livro lançado sobre um personagem principal de um dos mais importantes fatos políticos da história do Brasil recente, oferece ao leitor, mesmo que subliminarmente, caminhos para que ele possa conhecer, por si só, mais informações. Basta procurar o livro.

5) O personagem principal falou. Depois de 20 anos, o marajá número um do Brasil de 1989 deu, em uma entrevista, respostas sem hipocrisia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s