Planejamento premiado


A série de reportagens de O Globo denominada Democracia nas Favelas foi uma das contempladas na mais recente edição do Prêmio Esso de Jornalismo. Foi um belo trabalho, publicado ao longo de uma semana, mostrando diversas facetas da vida das pessoas comuns nos morros cariocas, principalmente aqueles que foram alvos de reforço policial e expulsão de traficantes e milícias. Foi um prêmio merecido. A equipe trabalhou quatro meses nas matérias.

Essa série de reportagens me fez lembrar outra, publicada ao longo de agosto de 2008, denominada Favelas $.A.

O objetivo foi identificar e mostrar a economia informal e muitas vezes ilegal que movimentava milhões de reais nas favelas em diversos negócios, desde os pedágios cobrados pelas milícias até a venda de terra, barracos, gás e outros serviços.

Vale ressaltar que O Globo, dentro da imprensa brasileira, é tradicional em planejar série de reportagens que observam várias facetas de um mesmo assunto. É um recurso do jornalismo para manter o leitor atento à edição do dia seguinte, mas pouco utilizado – infelizmente – nos dias de hoje nas redações.

Outra série de O Globo premiada foi a que mostrou o enriquecimento anormal de parlamentares fluminenses. Para publicar a série, denominada Homens de Bens da Alerj (a assembléia legislativa do Rio de Janeiro), uma equipe de jornalistas do diário investigou os bens acumulados pelos parlamentares entre 1996 a 2001. A constatação foi que 27 deles conseguiram aumentar o patrimônio pessoal em mais de 100%. Mais um exemplo de bom planejamento premiado.

Anúncios

Uma resposta para “Planejamento premiado

  1. Pingback: Jornalismo e histórias em quadrinhos combinam? « Café Expresso

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s