As estatísticas descobriram qual é o grupo da morte da Copa 2010


Vale a pena ler o blog do jornalista Marc McClusky, da revista americana Wired. Peguei a dica pelo twitter de José Roberto de Toledo. McClusky analisou e parece ter descoberto quais seleções caíram no grupo da morte da Copa do Mundo 2010, cujo sorteio das chaves ocorreu hoje.

2010WordCup

McClusky cruzou informações de dois rankings – FIFA’s world soccer rankings e o Soccer Power Index at ESPN, calculou médias e tudo mais. Como em cada grupo classificam-se duas seleções, ele considerou determinante verificar qual a distância entre o segundo e o terceiro colocado. Quando menor essa distância, mais difícil seria a chave. Ficaram nesta situação os grupos A, B, D e G.

Depois McClusky decidiu verificar quais são as seleções que seriam, de acordo com a média dos dois rankings, as terceiras colocadas em cada grupo – e listou as mais bem posicionadas. Bingo: entre todas as seleções que estariam na terceira posição em cada grupo, Costa do Marfim é a mais forte. Em qual grupo Costa do Marfim está?

Anúncios

Uma resposta para “As estatísticas descobriram qual é o grupo da morte da Copa 2010

  1. Pingback: Estatísticas insinuam qual é o grupo da morte – o mais fraco – da Copa Libertadores 2010 « Por dentro da notícia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s